phone
(11) 98444-1136

Atividades > Grupo de Gestantes

Grupo de Gestantes

Este grupo foi planejado a partir de minha experiência como mãe e terapeuta para oferecer às gestantes maior conforto durante a gravidez, parto e pós-parto, períodos de grande transformação física e emocional. As vivências promovem a socialização com outras mães, o contato com o próprio corpo e com a criatividade interior, desenvolvendo a habilidade de entrega, a autoconsciência e a confiança em todo o processo gestacional.

 

Trabalho com temas diversos nos atendimentos, de acordo com a demanda das gestantes e casais, além dos temas específicos abaixo:

 

Elaboração de Plano de Parto: sonhos, desejos e possibilidades

Cada mãe possui seus próprios sonhos e desejos que, para serem viabilizados, precisam de planejamento consciente, de uma boa equipe e de abertura para o novo. Neste módulo trabalhamos com a conscientização dos sonhos e desejos, indicamos caminhos para a concretização e desenvolvemos a flexibilidade e o desapego diante de mudanças.

 

 

Elaboração de Plano de Pós-Parto: construção de mapa de referências e redes de apoio

Apesar de todo o planejamento, muita coisa pode sair diferente do que se espera. Ajuda é essencial. Este módulo visa formar um mapa social de pessoas, grupos e locais de referência que ofereçam o apoio necessário em cada momento.

 

 

Visualização Ativa: contato profundo com o bebê

Através da música e do relaxamento, nesta vivência, cada uma vai sendo guiada para dentro de si e para os sentimentos, imagens, sons e expectativas que surgem no contato com o próprio corpo e com o bebê. Num processo muito emocionante, as mães contam para seus bebês sobre o mundo que os espera e sobre aquilo que desejam transmitir para eles.

 

 

A Deusa Interior: Sofia, uma sabedoria íntima

Sofia é a Deusa Grega da Sabedoria. Ela representa o aspecto feminino ligado às percepções internas, sinais, e intuições, que indicam os caminhos e escolhas mais verdadeiros para si. Esta vivência ensina a ouvir essa tão sábia voz presente em cada uma de nós.

 

 

Relaxamento e Produção de mandalas

A forma circular do mandala aparece em todas as culturas simbolizando transformação. Nesta vivência, o relaxamento e a produção de mandalas favorecem a integração mente-corpo num processo prazeroso de contato consigo e com o bebê.

 

 

Auto-Representação em argila

A argila, por sua plasticidade, é um recurso que une o lúdico ao expressivo e permite a presentificação da consciência. Nesta vivência cada mãe irá representar o próprio corpo através da argila para poder falar de si e de suas formas.

 

 

Massagem: bem estar, conforto e confiança

A massagem, suave e circular, é aplicada com bolinhas nas costas, braços, mãos e pés pelas próprias gestantes umas nas outras. Essa troca desenvolve a habilidade de entrega e a confiança no outro e em si mesmas, algo muito importante no momento do parto.

 

Sons e Ritmos: o poder da música

A música tem o poder de alterar estados de humor e transmutar padrões de consciência. O som dos tambores imita os batimentos cardíacos e exerce uma forte conexão entre mãe e bebê e de ambos com a "Mãe Terra", que abre os braços para receber um novo ser.