phone
(11) 98444-1136

Atividades > Oficinas Terapêuticas

Oficinas de Visualização Ativa, Meditação Guiada e Mandalas Terapêuticas

Visualização ativa, meditação guiada e mandalas são técnicas que auxiliam no processo de autoconhecimento, ampliação da consciência, integração e alinhamento da personalidade e superação de traumas ou situações inacabadas.

Mandala é um termo sânscrito que significa círculo. É uma forma circular que se encontra na natureza, entre as plantas e flores, entre os animais e microorganismos, nos minerais e cristais de água, e nos objetos e imagens criadas pela humanidade. Aparece em várias religiões, filosofias orientais e ocidentais e em produções espontâneas nos processos de cura, reestruturação psíquica e de tomada de consciência, os insights. É, portanto, um símbolo de forte poder no caminho da realização dos potenciais do ser humano. Nise da Silveira observou a produção espontânea de mandalas em situações de dissociação ou desorientação psíquica como forma de busca por integração. Sua prática auxilia no processo de autoconhecimento ao devolver para a consciência aspectos do self representados nessa fotografia da alma que é a mandala.

A meditação é uma forma de trazer a consciência para o presente, prestando atenção na própria respiração e no próprio corpo, para aumentar a percepção de todos os estímulos internos e externos vigentes num dado momento, em busca de bem estar e do equilíbrio. Contribui para a redução do estresse, para a redução da frequência cardíaca e a normalização da pressão arterial, o aumento da criatividade e da possibilidade de encontrar recursos para a resolução de conflitos.

Os estudos de neurociências mostram que o cérebro não diferencia bem aquilo que é imaginado daquilo que é experienciado na realidade. Com base nesse conhecimento, é possível projetar mentalmente cenas do que se deseja para o futuro e também acessar memórias para ressignificar as emoções a elas vinculadas e reprogramá-las através da imaginação.

A Meditação Guiada e a Visualização Ativa utilizam a fala para guiar, conduzir a um determinado estado de consciência. Inicia-se a vivência com uma roda de conversa, seguida por uma técnica de relaxamento, visualização ativa e meditação guiada, para em seguida representar simbolicamente o que foi visualizado em uma mandala.