phone
(11) 98444-1136

Atividades > Roda de Mulheres na Maturidade

Roda de Mulheres na Maturidade

Como pétala de uma flor, você está sendo convidada a integrar esta roda de mulheres. Traga sua sabedoria, suas marcas, cicatrizes, anseios, sonhos e desejos. Aqui suas histórias de vida serão ouvidas e acolhidas, seus sentimentos cuidados, suas dores ressignificadas e seus projetos atualizados.

Na maturidade, a experiência de vida transformada em sabedoria faz da mulher uma mestra em potencial. Isso ocorre quando os aspectos da própria sombra são integrados à personalidade, quando os remorsos e frustrações são transformados em aprendizados e os traumas e memórias afetivas de dores e sofrimentos são elaborados, compreendidos e transmutados. A vida encontra diferentes sentidos a cada ciclo e fase. Quais são os seus sentidos e direções? O que tem enfatizado e o que tem negligenciado em sua vida? Quais são seus potenciais? Quais são seus amores e projetos? Quais são suas frustrações? Quais são suas competências e habilidades? O que você precisa para alcançar a completude? O que te deixa feliz? Perguntas como estas auxiliam no processo de autoconhecimento para nortear escolhas de caminhos autênticos e realizadores, que tragam paz.

Viver tudo isso é muito mais gostoso quando compartilhado. A proposta desta roda de mulheres é favorecer a troca de experiências, a cumplicidade, o autoconhecimento e a cura emocional através de técnicas vivenciais que trabalham a autoestima, a sensibilidade, os propósitos de vida, a integração da personalidade e a auto-transcendência.

Os encontros serão semanais e versarão sobre os seguintes temas: relatos biográficos; corpo; auto imagem; memórias; família; viagens; perdas e luto; projetos; medos; os aspectos luz e os aspectos sombra da personalidade; incertezas e escolhas; transformações; legados; competências e habilidades; saberes; desejos; fé. Novos temas poderão ser incluídos em função das demandas do grupo.

Iniciamos cada roda com uma vivência de relaxamento e centração através da respiração, indagando-se à própria essência qual a maior motivação para se estar aqui e agora. Em seguida os relatos são compartilhados e recebem o aconchego da escuta empática. Então vivenciamos uma técnica compatível ao assunto para elaborar, aprofundar e transformar as emoções envolvidas. As técnicas utilizadas, embasadas na Gestalt, na Arteterapia, nas Tradições dos Povos e na Psicologia Transpessoal, são: Visualização Ativa; Meditação Guiada; Mandalas; Autorepresentação em Argila; Danças Circulares; Aquarela; Bordado; Plantio; Automassagem; Biodanza; e os Arquétipos das Deusas. Para finalizar, abre-se uma nova rodada de relatos das experiências vivenciadas naquele encontro.